Puxirum: Por outras formas de viver. Conheça o Blog do reFloresta
- Gisele Farias
- 30 de set.
- 3 min de leitura
Puxirum. Nas palavras de Seu Nilson, dona Dilma e todos de Atodi, aldeia e comunidade indígena na Amazônia paraense, o Puxirum é um trabalho coletivo, mutirão que reúne pessoas para se ajudarem, trabalhando por um mesmo objetivo. Mas também é muito mais: um encontro para trocar saberes, afetos e firmar a união e conexão entre toda a comunidade. Ali, no puxirum, percebemos que há outras formas de viver.
“O trabalho do Puxirum, o mutirão, é um trabalho coletivo. Antigamente, todas as famílias se reuniam para capinar o roçado das pessoas, das famílias. Hoje a gente faz esse trabalho, mas também dentro da comunidade. Até hoje, a gente ainda usa a bebida típica da região, que é o Tarubá e a Tiborna, conhecido como Cachará, que é feito da mandioca. A gente faz e, antes tem o almoço coletivo e depois todo mundo vai alegre para a sua casa.”, Seu Nilson, em Atodi.
O reFloresta nasce também com o propósito de unir, criando uma conexão entre as juventudes e a Amazônia, mas também incentivando a luta coletiva pela sua proteção. Nas jornadas, nós, jovens do Movimento, nos conectamos com a floresta, com o rio e toda a natureza, mas principalmente com aqueles que protegem tudo isso. Nos aproximamos das crianças, jovens, adultos, e os mais velhos, com quem entendemos, entre muitas coisas, que há outras formas de viver. É o que o puxirum nos mostra, questionando o modo individualista presente nas grandes cidades, com pessoas cada vez mais distantes e sem vida.
Prontos para escutar, de coração aberto, nos unimos aos comunitários para aprender tudo que eles têm a ensinar. O puxirum é o momento com maior troca de saberes e conhecimentos, que são carregados entre gerações. Nos encontramos por um dia inteiro para trabalhar em algo que irá beneficiar a comunidade, dispostos a escutar principalmente os mais velhos, aprender com suas habilidades, seja amarrando palha, levantando areia, limpando o rio ou nos diversos momentos de diversão entre conversas e risadas.
O Blog do reFloresta é um reflexo de tudo que o Movimento presenciou e continua vivendo junto aos povos da Amazônia. Aqui trazemos histórias sobre o viver em comunidade, o partilhar de saberes, assim como o real significado de ativismo por amor, que nos guia. Quando conhecemos de perto aquilo pelo qual queremos lutar.
Este é um espaço de encontro entre os olhares de jovens de todo o Brasil sobre a Amazônia após termos sentido, de perto, o que ela significa e representa.
Também é um espaço para compartilharmos as nossas vivências durante as jornadas nas comunidades ribeirinhas, o que escutamos, vimos e presenciamos com todos os nossos sentidos, alguns nunca antes percebidos por nós.
Queremos ampliar as vozes que, por tanto tempo, têm sido ignoradas. As vozes de Dona Odila, seu Raimundo, Seu Nilson, Klenny, Dilma, Neucimar, Andressa, Eliza, Samuel, Messias, Aline, Taiana, Maísa e todas as pessoas com as quais nossos caminhos se cruzaram, nas comunidades de Atodi e Anã, na Amazônia.
Aqui, não queremos trazer verdades, mas impulsionar o questionamento e o olhar acerca de nós mesmos, também nos posicionando e trazendo novas perspectivas sobre como temos agido enquanto humanidade.
Por carregar esse propósito, nosso blog não poderia carregar outro nome: Puxirum. Serve para que, assim como neste lindo mutirão, possamos nos conectar verdadeiramente, dando continuidade a tudo que vivemos, construindo algo juntos. Com muito amor, carinho, atenção, cuidado e um único propósito: proteger a Amazônia e seus povos.

que demais ❤️
lindo demais 💛💛💛
Incrível! 😻
muito amor em um post só 💖
Muito Feliz com o Blog!! 😍