
Pousada Encanto do Arapiuns
Turismo comunitário
Em 2007, o projeto Saúde e Alegria, projeto que fornece suporte para o desenvolvimento comunitário integrado e sustentável, visitou a comunidade de Atodi, com o objetivo de usar a matéria do babaçu para a produção de biodisel, para gerar energia 24h na comunidade. Os comunitários conseguiram material suficiente para iniciar os teste. Contudo, logo houve um entrave para a continuidade da ideia, o custo do maquinário responsável pela conversão do babaçu para biodisel era alto, impossibilitando sua realização.
Durante a trilha, a ONG notou o potencial da comunidade para se trabalhar com o turismo de base comunitário, devido a presença de árvores centenárias e forte presença de mata primária, ou seja, área florestal intocada pelo homem. A comunidade analisou a proposta com calma, levantando os pontos favoráveis e contrários a sua realização, chegando a conclusão de implementá-lo em 2008 com o aval da associação de moradores.
A partir do momento que Atodi recebeu seus primeiro visitantes, nacionais e internacionais, o Projeto Saúde e Alegria prontificou-se em levar capacitação aos comunitários, aprimorando os conhecimentos da produção da culinária tradicional, especialização para guia de trilha, dentre outros. Dessa forma, os moradores aprenderam a trabalhar da melhor forma com o público, alavancando a experiência fornecida para cada visitante e potencializando a chance de retorno.
A relação entre Atodi e ReFloresta surgiu em 2023, com a realização da primeira jornada. Desde então, os laços entre o projeto e a comunidade vem se firmando, apresentando uma nova modalidade de turismo para cada participante, um que envolve uma conexão ainda mais real entre os morados e cada jovem de outra parte do país que decidiu ligar sua vida a Atodi.
"Está sendo um braço direito para nós, fornecendo o que precisamos quem sabe até para o dia de amanhã, construindo boas lembranças para as gerações que estão presentes e as futuras gerações que virão. Graças ao ReFLoresta, estamos expandindo a nossa comunicação e serviços, trazendo jovens para conhecer nossa vida, a nossa realidade e como vivemos, de fato, em Atodi". -
Nilson Antônio Fernandes, 62 - Atodi


Visite Atodi você também!
