top of page

A falta do Ensino Médio em Atodi

Na região do rio Arapiuns, boa parte das comunidades enfrentam problemas com a educação de seus jovens. É comum que as escolas não possuam capacidade de fornecer o Ensino Médio para os alunos da região, obrigando que os comunitários busquem alternativas para reverter a situação. Na localidade de Atodi,  os locais mais próximas a ofertarem todos os níveis de escolaridade são: Anã, Vila Gorete, São Miguel, Aminã, Bom futuro e São Pedro. Entretanto, todas elas, ainda sim, são distantes distantes e demandam um longo percurso.

O resultado é uma escolha difícil e que precisa ser tomada de forma inevitável pelos moradores da comunidade. Uma das opções é que os estudantes peguem horas de barco ou lancha, para que possam frenquentar as escolas mais próximas, mas a jornada é, por muitas das vezes, cansativa, além da constante ausência de professores por semanas ou meses. Os jovens precisam sair muito cedo de casa e retornam somente ao fim do dia, aumentando as chances de evasão escolar antes mesmo da conclusão dos estudos. 

 

Outra opção é que os estudantes se mudem, com sua família ou para a casa de parentes, de Atodi para Santarém, uma das cidades mais antigas da região do Amazonas. Lá, eles poderão frequentar um Ensino Médio mais estável, porém ficam longe do lugar que chamam de "lar" muito mais cedo do que o esperado, sendo obrigados a se readaptarem a essa nova realidade tão distinta. A saudade é uma pauta constante, mas a educação sempre será prioridade para a família, sendo essa segunda opção a mais comum de ocorrer para os moradores que possuem condições de sustentar seus filhos em Santarém. O fato exemplifica a violenta política de expulsão do jovem de sua comunidade, que é obrigado a escolher entre deixar sua terra e cultura para trás em nome da educação superior, resultando na perda crescente de jovens na comunidade e portanto, um futuro cada vez menos promissor.

 

Ambas as situações revelam uma forte problemática: a dificuldade que jovens de comunidades tradicionais enfrentam para que possam frequentar escolas desde os anos iniciais até a conclusão do Ensino Médio. Assim, a comunidade de Atodi vem travando longas batalhas em busca da oferta dessa modalidade de ensino para a juventude da localidade. A educação é um dever e é direito de todas as pessoas, independente de sua realidade, o acesso facilitado a ela. 

bottom of page